Ação de Inventário Documentos Necessários
Após o falecimento de um ente querido, muito familiares tem dúvidas sobre a Ação de Inventário Documentos Necessários, pois saber quais os documentos indispensáveis para fazer um inventário é importante para garantir o bom andamento do processo e agilizar a divisão de bens.
A Ação de Inventário Documentos Necessários trata-se de um levantamento, partilha e descrição de todos os bens, direitos e dívidas deixados pela pessoa falecida para os seus herdeiros.
Tanto por parte da pessoa que faleceu, como também por parte dos herdeiros, há dúvidas sobre quais documentos serão solicitados na Ação de Inventário Documentos Necessários. Segue a lista dos principais:
Herdeiros:
- Documento de identidade com foto e CPF;
- Certidão de nascimento atualizada para os solteiros;
- Certidão de casamento atualizada para os casados, separados judicialmente e divorciados;
- Escritura pública de união estável para os companheiros.
Falecido:
- Certidão de óbito do cartório competente;
- Certidão de casamento atualizada para os casados;
- Escritura pública de união estável atualizada, para os companheiros;
- Certidão do pacto antenupcial atualizado, se existir;
- Certidão de nascimento atualizada para os solteiros;
- Certidões negativas de débitos com a União, estados e municípios em nome do falecido;
- Certidão de informações sobre existência ou não de testamento;
- Comprovante do último domicílio.
Conhecendo quais são os documentos necessários para um inventário, você já pode providenciar todos eles e agilizar o procedimento.